segunda-feira, 27 de julho de 2009

MEMÓRIAS DA RETINA - parte I

A produção da 20th Century Fox de 1968 é surpreendente pela qualidade principalmente no que tange a direção de arte, tanto que ganhou um Oscar especial dado a John Chambers, por seu trabalho na maquiagem de O Planeta dos Macacos. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora. Mas o que me marcou demais também foram as noites mal dormidas após ter viste esse filme. Um terror total era só eu fechar os olhos e lá estavam àqueles gorilas imensos me encarando e me impedindo de abrir a boca, um medo mudo, sim porque todo o problema do Coronel Taylor começa quando ele recupera a fala e diz a famigerada frase ao gorila que acabara de caçá-lo com uma rede “tire suas mãos sujas de cima mim” putz... aquilo iniciou o inferno dele e o meu também... e meu pesadelo era mudo sofria em silêncio pois lembro muito bem dos sarros que a molecada do meu prédio tirava com a minha cara ao saber do meu medo, quando vi o exorcista era o medo do capeta e da minha mãe porque havia ido ver o filme escondido, e agora por causa dos gorilas! Mas tirando o medo que senti o filme é incrível e resolvi falar dele aqui por causa da imagem que mais me marcou e que nunca esqueci... a imagem do final do filme quando o Coronel Taylor vai embora deixando pra trás os macacos e cavalgando pela praia com a mulher que ele levou junto, ele pára, desce do cavalo estarrecido olhando para o alto, a mulher sem nada entender... a câmera mostra por trás a mesma cena e ele já ajoelhado soca o chão com a onda batendo nele e diz algo como “miseráveis! Vocês conseguiram!” e ao fundo enterrada até a metade está a mais famosa imagem da América, a Estátua da Liberdade aquilo me chocou, assim como muitos que viram o filme e ainda a minha predileção por finais impactantes e o mais curioso é que caminhamos para essa direção, não a dos macacos falantes, mas ao caos total... e há um tempo atrás uma mensagem parecida me deixou com a mesma sensação que o final daquele filme, foi quando vi o maravilhoso anúncio do Green Peace em que dizia “Lembra como a sua geração sonhava em mudar o mundo, parabéns vocês conseguiram” a sensação de fim é a mesma. Boa sorte pra todos nós... e bom filme!


Um comentário:

  1. He... Esta campanha do Greenpeace é muito tocante, né?

    Quanto ao filme, realmente é muito bom. Quando eu penso no remake desgraçado que fizeram recentemente eu me pergunto porque Holywood faz isto...

    Tá, eu sei... Dinheiro... Ainda assim eu me pergunto....

    ResponderExcluir