quarta-feira, 8 de julho de 2009

HISTÓRIAS DO CINEMA (parte I)

Depois de ouvir algumas reclamações de que esse blog tem sido de muito papo e pouco cinema, e concordo plenamente... por isso sempre que puder vou colocar algo aqui sobre a história do cinema e pra começar vamos do inicio né?

Em 1895 dois irmãos Auguste e Louis Lumière que colaboravam com o pai, dono de fabrica de películas fotográficas (Usine Lumière) em Lyon na França, registraram o cinematógrafo uma máquina que filmava e projetava filmes – sim você leu certo, os caras registraram a patente, mas não inventaram, o camarada que inventou a maquininha se chamava Léon Bouly em 1892 mas perdeu a patente em 1894 por não conseguir pagar a manutenção da patente, deixando o nome Cinématographe, a invenção e as glórias para os Lumières mas os caras apesar acreditar que a tal invenção não tivesse futuro, lucrou com ela já que na primeira exibição já cobrava ingressos (olha o cartaz aí em cima) e por mais idiota que pode parecer para nós, era o primeiro filme, não existia filme bom ou ruim, apenas existia O FILME e deveria ser muito estranho mesmo numa época em que qualquer captura e exibição de imagem era de uma foto... simples e estática, não existia movimento projetado (se bem que Edison havia feito algo parecido mas essa é outra história).

E os irmãos Lumière fizeram história, perpetuaram seus nomes para sempre na história do surgimento do cinema, mesmo que não tivessem (e não tinham mesmo) a mínima idéia do que estavam inventando.

E o primeiro filme projetado na história é esse ai embaixo, Irmãos Lumière foram para frente da fabrica do papai Lumière e na hora da saída dos operários regressando às suas casas eles ligaram a câmera e pronto! Estava feito o primeiro! Uma produção de matar de inveja Geoge Lucas!!!

Bom filmes e até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário